sábado, 20 de abril de 2013

Conquistas da Classe Odontológica- Dentistas em UTIs


Aprovado Projeto de Lei que garante presença do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva

Foi aprovado por unanimidade, no dia 10/04, o Projeto de Lei 2.776/08 que torna obrigatória a presença do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), dos hospitais da rede pública e privada. O Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, em Brasília. Agora, o PL será encaminhado para aprovação no Senado Federal e em seguida receberá sanção presidencial.

A Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) contribuiu de forma significativa, juntamente com as Entidades Odontológicas para tornar realidade a aprovação do Projeto de Lei que oferecerá mais saúde para os pacientes internados em UTIs.

Segundo o Presidente da FNO, Dr. Fernando Gueiros, por meio do Projeto de Lei o Cirurgião-Dentista será integrado legalmente às equipes multidisciplinares das UTIs. “Essa é uma vitória muito importante para toda a classe odontológica e também uma conquista para a população brasileira que necessita de cuidados especiais nos leitos de UTI. Essa não é apenas uma vitória da Odontologia, mas sim da nação brasileira”, afirma.

Na ocasião, a FNO também esteve representada pela Vice-Presidente, Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes, o Secretário-Geral, Dr. Ernani Bezerra da Silva, o Tesoureiro, Dr. Wilson Chediek, o 2º Vice-Presidente, Dr. Armando Dourado, e o Diretor Suplente Cesar Roberto Schmidt.
A FNO agradece o apoio dos Deputados que concederam parecer favorável ao Projeto na CCJC: Fábio Trad (PMDB/MS), Benjamin Maranhão (PMDB/PB), José Genoíno (PT/SP), Dr. Grillo (PSL/MG), Onofre Santo Agostino (PSD/SC), Efraim Filho (Democratas-PB) e o relator do PL Osmar Serraglio (PMDB/PR).

FNO participa de mobilização em defesa de mais investimentos na saúde pública brasileira
A Federação Nacional dos Odontologistas participou, no dia 10/04, do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública “Saúde + 10” em defesa de mais recursos para a saúde pública brasileira. A passeata foi realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com saída da Igreja Catedral até o Congresso Nacional. Na ocasião, representantes de entidades de diversas classes e profissionais da área da saúde integraram a marcha com o objetivo de reafirmar a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato de protesto anunciou também a contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo Projeto de Emenda Popular que assegura 10% do Produto Interno Bruto para o orçamento da União na Saúde.

A Vice-Presidente da FNO, Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes, compareceu à manifestação e destacou a importância de lutar por mais investimento para a saúde pública. “A Federação Nacional dos Odontologistas sempre lutou por causas que promovam a qualidade da saúde pública. O trabalho do Cirurgião-Dentista está integrado aos profissionais da área da saúde, seja na rede pública ou privada. Essa é uma luta da população brasileira e a FNO contribuirá com o que for necessário para garantir mais investimento na área da saúde”, afirma.

Na íntegra, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública foi criado há cerca de um ano e tem como meta coletar 1,500 milhões de assinaturas em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Federação Nacional dos Odontologistas
 (8 fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário