terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Saúde Bucal do brasileiro hoje, dezembro de 2010

Oi, gente, deu no UOL, e com destaque, comento depois só digo que tem dedinho, mãozinha, cabecinha e suor nosso nestes resultados.

28/12/2010 - 13h16
Incidência de cárie cai no país, mas saúde bucal de idosos ainda é desafio
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo


Com os resultados, o Brasil passa a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cáries

SP inicia "força-tarefa" para vacinar 5,4 milhões de paulistas contra hepatite B
Governo ainda gasta pouco com a saúde, diz Temporão
Brasil terá vacina contra a dengue em até quatro anos, afirma Temporão
Atualizada às 14h20

A proporção de crianças com 12 anos livres de cáries no Brasil aumentou de 31% para 44% nos últimos sete anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) divulgada nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Mas, embora os resultados indiquem melhora na saúde bucal das crianças, os resultados mostram que a saúde bucal dos idosos continua sendo um desafio para o governo.

De acordo com o levantamento, houve uma redução de 26% das cáries entre crianças de 12 anos em relação a 2003, quando foi feito o primeiro levantamento. A idade é usada como referência pela Organização OMS, pois é nela que a dentição permanente está praticamente completa.

Entre adolescentes, houve diminuição de 30% no índice de dentes cariados, perdidos e obturados (chamado de CPO) entre 2003 e 2010, o que significa que 18 milhões de dentes deixaram de ser afetados. A necessidade de prótese parcial (substituição de um ou alguns dentes) entre os adolescentes caiu 50%.

Em adultos, a queda foi de 19% na faixa etária entre 35 e 44 anos. Em relação a 2003, essa parcela da população apresentou queda de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados.

O estudo revela que o Brasil passou a integrar o grupo de países com baixa prevalência de cáries. Para estar neste grupo, o indicador CPO deve estar entre 1,2 e 2,6, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde. Em 2003, o país tinha índice de 2,8, passando, atualmente, para 2,1 — melhor que a média dos países das Américas. Para o Ministério, o novo cenário é reflexo direto da implantação do programa Brasil Sorridente, em 2003.

Pontos negativos

Todas as regiões do país registraram melhora no CPO, com exceção da Norte. Segundo o coordenador nacional de saúde bucal Gilberto Bucca, o Ministério da Saúde programa aumentar o número de equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família na região para amenizar o problema.

Outro ponto negativo destacado na pesquisa é o descaso em relação aos dentes-de-leite. Apesar de ter havido uma redução de 17% no índice de dentes-de-leite careados, 80% deles não foram corretamente tratados.

Déficit de próteses

O levantamento mostra que, atualmente, mais de 3 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais precisam de próteses completas e 4 milhões precisam de próteses parciais. “Temos uma herança no Brasil de descaso com a saúde bucal que se reflete na faixa etária dos idosos”, comentou o Ministro da Saúde José Gomes Temporão durante a apresentação da pesquisa. Ele acrescentou que os laboratórios públicos só têm a capacidade de produzir cerca de 500 mil próteses por ano.

Segundo o ministro, o investimento no Brasil Sorridente aumentou de R$ 56 milhões, em 2003, para R$ 600 milhões em 2010, o que demonstra a prioridade dada à saúde bucal pela gestão do presidente Lula. “É uma política que tem implicações profundas do ponto de vista funcional, estético e social e, até este governo, era visto de maneira secundária”, disse. “Uma coisa que incomodava muito nosso presidente era por que a saúde pública se preocupa tanto com o orifício por onde a comida sai e tão pouco por onde a comida entra.”

A SB Brasil 2010 foi feita em 177 municípios (26 capitais e Distrito Federal) e contou com 38 mil pessoas de todas as regiões do país.

Unidades móveis

Durante a apresentação da pesquisa, o Ministério da Saúde também anunciou o lançamento de Unidades Odontológicas Móveis, veículos equipados que irão levar tratamento dentário para comunidades onde há pouco acesso. Até o fim de 2011, devem ser incorporadas 160 delas no país.