terça-feira, 23 de novembro de 2010

Manifesto contra o uso indiscriminado de resina

É um crime! Um crime!
A maioria o comete por ganância, boa parte por ignorância, e outros tantos por comodismo.
A verdade é que não dá para por resina, restauração estética, em tudo. Por melhor que seja o material, há que se respeitar a indicação e para isso amigos, é necessário voltar à estudar como se fosse na faculdade.
Mal nenhum em relembrar histologia, microbiologia, materiais dentários,dentística, odontopediatria e preventiva, para citar o mínimo.
Mas parece que os colegas agora só querem saber de ler catálogos de produtos estéticos.
Alguns já aboliram o uso do amálgama, venderam o amalgamador como sucata.
Desculpem o tom, mas é que hoje houve um , mais um, caso das escabrosas infiltrações em resina.
Vamos lá: paciente jovem, 13 anos, higiene bucal mediana, molar inferior, cavidade oclusal grande, infiltração na borda com discreta cavitação. Ao ser aberta com alta rotação, quase me deparo com exposição pulpar. Para quem nunca viu, ou não sabe como acontece, lhes digo, a infiltração em resina acomete todo o assoalho da cavidade onde há o material adesivo, socavando , por vezes de maneira indolor, e terminando em pulpite, sem sinais anteriores.
E aí? Este era paciente do serviço público. Quero ver explicar à mãe do seu paciente no consultório que o dente todo branquinho e bonitinho, de repente, deu canal.
Atenção ás contra indicações: paciente jovem, dente imaturo, higiene ruim, alto consumo de guloseimas, ambiente bucal ácido, cavidade grande, paciente que não tem uma rotina de retornos para prevenção.
Isso tudo está antes da necessidade estética. Estética com ética é estar comprometido com a saúde em primeiro lugar.

Eu cuido dos meus dentes-fim do trabalho



na foto a diretora Dna Shirlene recebendo os trabalhos- outras fotos no post anterior

Então foi assim, emoldurei cada trabalho e os espalhei como o planejado.
Consegui escanear alguns e por sorte até fotografá-los com os autores antes da entrega às autoridades.
Receberam os trabalhos: a diretora da escola Shirlene, a diretora do departamento odontológico, Glaura, e o gerente do posto de saúde de Bonfim Paulista, região onde fica a escola, Dr Nelson, que prontamente afixou os trabalhos na recepção do posto de saúde e na porta do serviço odontológico da unidade.
Alguns trabalhos enfeitaram a escola durante o segundo turno das eleições , outros estão em exposição no consultório da escola, na biblioteca e na sala dos professores.
Todos ficamos felizes com o resultado.
Houve envolvimento e participação dos alunos incentivados por seus mestres.
Houve valorização do trabalho da criança contribuindo para a melhora de sua auto estima, o que repercute positivamente no auto cuidado.